Abaixo segue um pouco da história desse dia, além do poema da autora Tatiane da Silva Santo de Santarém - PA e o desenho do nosso aluno Hércules do 2º ano B.
Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm
OS FILHOS DO BRASIL
|
|
Eles já
foram milhões
Os donos do chão brasileiro Sem lutas, sem mortes, sem medo De um mundo com explorações. Hoje restou a história E a preservação da cultura Danças, comidas, pinturas De um povo que anseia a vitória.
No meio
do “descobrimento”
Na rota de uma viagem À vista de muita coragem Sem ter mais reconhecimento. |
A tribo,
a canoa, a oca
O arco, a flecha, o cocar Tacape, brinco, colar E o gosto da mandioca.
A força
de uma tradição
Que vive para os animais Perdeu o direito de paz Pois não é “civilização”.
Autora - Tatiane da Silva Santos –
Santarém – PA, publicado no site: http://www.mundojovem.com.br/poesias-poemas/indio/filhos-do-brasil
|
Autor - Hércules, 2º ano B
Nenhum comentário:
Postar um comentário