Culminância do Projeto ler é Prazer













FESTAS JUNINAS



Fogueira, quadrilhas
E muita animação
Supertições e crendices
Transpassadas de emoção
As comidas típicas
São outra bela atração

Jeitinho matuto de ser
Único e muito legal
Não há outra festa que traga
Inspirado prazer sem igual
Nunca nos esqueceremos
As gerações vão aprendendo
Sobre essa festa especial

Léo Manuel – 3º ano B

Genética de uma forma diferente

Os alunos do 3º ano B, sob a orientação da professora Alice Vasconcelos desenvolveram um trabalho onde expuseram o que aprenderam na aula de Biologia de maneira bem divertida.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA MELHOR VISUALIZÁ-LAS











Equipe: Pedrina, Raquel, Claudeir, Alcides e José Filho
Desenho - Eflain - 3º ano A


Dia dos namorados


O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

História

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
 Fonte: Wikipedia


E aproveitando essa data os alunos Josemar - 3º C e Maylson 3º D, elaboraram texto e um desenho que representam bem esse dia.
Maylson – 3 ano C

Tantas pessoas procurando alguém para amar e muitas outras deixando pessoas que as amam de verdade, muitos querem um amor incondicional, outras querem apenas um amor para brincar, muitos se decepcionam por não encontrarem aquilo que eles realmente querem, outras se contentam com o que tem. Amor fora de hora, mas não fora de forma.
Josemar - 3º Ano C

Raio-X do Enem

Confira os conteúdos mais cobrados
A Revista VEJA com a ajuda de professores especializados selecionou os conteúdos por área, que são cobrados com mais frequência nas avaliações do ENEM.
Abaixo listamos os gráficos com esses conteúdos.

CIÊNCIAS HUMANAS

CIÊNCIAS DA NATUREZA/EXATAS
LINGUAGENS E CÓDIGOS
Fonte: Revista VEJA

DIA DE CORPUS CHRISTI


O que é?
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "festa de preceito", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

História
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Fonte: Wikipedia

Boa sorte

Para os alunos e alunas que amanhã farão a prova da OBMEP. O AMA deseja muito sucesso a todos e todas.